30.12.04

A "espera"

Na revista DNa fala-se de espera, dizia-me um amigo na noite de Natal, lê se puderes.

Li.
Textos relatando esperas, todas elas angustiantes, ansiosas. Como todas as esperas, acho eu.
Com "a exaltação de todas as esperas" diz Sophia.
Textos de dor, em que se espera pela morte, pela vida, pelo regresso de um filho desaparecido. Mas em que à dor se mistura a esperança, em alguns casos. Poucos.
Testemunhos na primeira pessoa, escritos por quem sabe escrever muito bem.
Onde se diz que

A idéia de espera está naturalmente associada à transitoriedade(...)dos momentos, das horas, da vida.(...) Estar à espera é uma passagem para outro patamar qualquer. Esperar não é condição, é parte de um processo que se resolve. Mais cedo ou mais tarde.
(...)vivemos à espera. Às vezes chega quem esperamos. Às vezes não chega ninguém. Às vezes chega o que desejamos. Às vezes não chega nada. Não é claro que quem espera sempre alcança. Não é claro que a espera se associe à esperança. Pode ser. Pode não ser.

PRDuarte

Tenho pensado muito nestes textos mas agora, aqui, neste momento em que espero o sono e a seguir o dia que virá amanhã, e o novo ano que o dia de amanhã trará quando bater a meia-noite, concluo que todas as esperas têm um só fim:
sermos felizes.

Sem comentários: