1.2.05

Mário Cláudio



esteve hoje na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja onde fez a apresentação do seu livro "Triunfo do Amor Português" e com ele veio o pintor Rogério Ribeiro que ilustrou as histórias da forma sublime como só ele sabe fazer.


Amor português Posted by Hello

Uma palavra susbsiste no final desta apresentação: transgressão. Doze histórias preenchem as páginas deste livro/álbum. Entre elas, a dos amores (reais, míticos ou platónicos) de Pedro e Inês, de Leonor Teles e João Fernandes Andeiro, de Camões e da infanta Dona Maria, de Mariana Alcoforado e do conde de Chamilly. E poderia faltar a paixão de Camilo e Ana Plácido? Nunca!

O que há de comum nestas histórias de amor, poderemos perguntar, ao que o autor responde, «A transgressão. Há sempre um crime contra a lei ou a religião, contra os costumes»
E ainda remata, arrancando risada geral da plateia, dizendo que a literatura não se faz de histórias onde um homem e uma mulher casam, são felizes toda a vida e têm muitos meninos.É demasiado enfadonho, até para os próprios, e não inspira poetas. Os grandes amores acabam sempre por ser trágicos ou viverem grandes dramas onde a transgressão está sempre presente, sob alguma forma.

A irreverência da mensagem é fascinante.

Sem comentários: