11.2.05

O eterno "menino"

que mantém, aos 54 anos, a irreverência que sempre lhe conhecemos.
São muitos os "meus" momentos com Jorge Palma...desde a primeira vez em que, ao desembocar de uma esquina em Évora, num canto da Praça do Giraldo descobri um jovem de cabelo comprido e ar de "pelintra", que tocava a sua viola, com a caixa aberta em frente e meia dúzia de trocos lá dentro, mas já nessa altura com muita gente a escutar...até aos vários concertos em Festas do Ávante.
Recordo com carinho os que aconteceram aqui em Beja, em particular um deles, quando no final, ao apresentarmos cumprimentos oficiais, inesperadamente, me beijou a mão com ar de D. Juan e me ofereceu uma rosa que lhe tinham mandado para o palco ;-)



As letras de quase todas as suas canções, que podem encontrar aqui, (e ouvir um niquinho das músicas), têm uma mensagem clara de intervenção, de não resignação, de crítica social. E é também por isso que eu gosto tanto dele.

Com uma viagem na palma da mão

Agarras-te à hora
Em que o tempo não passou
Mergulhas nas cores
Que a loucura te emprestou
E quando te vês para lá do espelho
Encontras a solidão

Descobres o Mundo
De quem tem pouco a perder
E sobes às estrelas
Que ontem não podias ver
E perdes o medo de estar só
No meio do multidão

Tradições
Atrás de contradições
Fizeram-te abrir os olhos
Podes dizer:
Eu... sou

Sem comentários: