23.2.05

Tenho

uma Amiga.
Uma amiga que conta histórias. Que leva a vida a contar histórias aos meninos e a fazê-los compreender o mundo através dos livros e dos contos.
Que tem dado a volta ao mundo com uma mala cheia de palavras para dar a quem encontre, que em Cabo Verde ouviu os meninos, todos sentados no chão e vestidos com bibes azuis, dizerem "Storia, Storia, fortuna di céu. Ámen" antes do conto, aquelas crianças que, nada possuindo, nem um livro sequer, com páginas e papel de verdade, tinham um enorme tesouro, as histórias que lhes contavam, fortuna do céu. Ela ouviu e nunca mais se esqueceu e os seus olhos enchem-se de água sempre que o conta, pelos outros mundos por onde vai passando.
Uma amiga que não lê este blog, nem sabe que ele existe.
Como dizer-lhe, a ela que escreve textos lindos que fazem as crianças sonhar e aprender a vida, que tenho aqui este canto, com meia dúzia de larachas, a ela, que escreve coisas assim:

(...) “Esta casa tem muitos quartos, mais do que quartos tem a lua. É uma casa construída com os silêncios e a cumplicidade que só o tempo e a memória dão... À roda do lume trocam-se as histórias e os segredos guardados entre as páginas dos livros, na sala recebem-se os amigos que falam desta coisa especial que é formar leitores, na cozinha descobrem-se os ingredientes com que se cozinha um contador de histórias, à mesa provamos as palavras cuidadas dos escritores e na cave descobrimos origens e mistérios guardados nas lendas e nos contos. Esta casa tem muitos quartos, mais do que os quartos da lua e nela cabem todos os que partilham o prazer da palavra ..."

Tenho uma amiga.
Que me deu para amanhã, para que eu use num Encontro de Literatura para a Infância e Juventude, a imagem que podem ver a seguir.
E me disse para eu dizer que é assim que se deve ver os livros: como portas e janelas que se abrem, balões de ar quente que nos levam em voos sobre as mais altas montanhas, navios que nos transportam em viagens para outros mundos, outras vidas.

E é assim mesmo que eu vejo os livros.
Obrigada Cris.



imagem daqui.

Sem comentários: