23.3.04

Ode ao Serviço Nacional de Saúde...

...Pasme-se! Mas eu sou daquelas que defendo que se deve criticar e dizer mal com o fim de denunciar e corrigir os erros e males deste país, mas quando é de elogiar, então que se elogie, estimule, se atirem foguetes, atribuam medalhas, distribuam bandeirolas e até, porque não, beijinhos! e foi isso que aconteceu mesmo, hoje. A minha filhota de 6 anos a distribuir beijinhos pelas senhoras enfermeiras e senhora doutora do SNS, que duma forma exemplar, funcionou!

Começou por ser com o envio de carta atempada, há mais de uma semana, a convocar a criança a apresentar-se hoje, pelas 14h no Centro de Saúde da sua àrea, para efeito de exame prévio à entrada para o ensino básico.
Lá chegadas, à hora marcada (!), sem ordem de chegada, sem crianças aos gritos, exaustas de espera, sem confusão, facto para o qual muito contribuiu a instalação de uma casinha gigante em que as ditas se entretinham, num canto da sala de espera, entramos para o exame feito pela enfermeira: doce, delicada, cheia de paciência lá verificou olhos, nariz, ouvidos, tensão, sempre com um sorriso.
Segue-se a vacinação (busílis da questão, para a mãe, ansiosa, com as dores da cria...): outra enfermeira, atenta, sorridente, explicando os quês e os porquês à pequenota que lá gemeu e disse que doía, mas ofereceu o outro braço porque "era preciso".
De regresso, desta vez para a médica de família, esta sim um espécime a destacar no seio desse estranho universo que são os médicos que atendem nos Centros de Saúde e SAPs. Uma senhora, com linguagem adequada à idade da petiz, formas pedagógicas de "tirar nabos da púcara" quanto aos gostos e hábitos da dita e ainda paciência para contar histórias. Um luxo!

Resultado: Beijinhos a todas, menos de uma hora depois mãe aliviada e criança satisfeita e orgulhosa da "dor que vai já passar, porque vou para a escola". Um exemplo a seguir!

Sem comentários: