Foi este o tema de uma exposição animada, organizada em 1998, pela equipa Sócio-Educativa de um Município deste País.
Que pelo amor com que sempre preparou as actividades para as crianças, merece que esta saia do mofo dos dossiers e seja trazida para aqui, para que muitos e muitas a ela possam ter acesso.
"Sabes que Picasso dizia que a pintura não foi feita para decorar salões! Estamos de acordo e acrescentamos que nem foi feita para estar fechada nos museus, nem só para alguns...Por isso trouxemos a Arte para o Jardim e convidamos-te a fazer, como Picasso, umas "Picassagens".
Como não podias viajar por todo o mundo, a "Casa do Lago" mandou vir fotografias de Espanha, Paris, América, Rússia, para tu veres algumas das suas obras.
É como se Picasso, com as suas mãos fortes e rápidas, te levasse pela mão ou às cavalitas ao seu atelier e te tornasses, de repente, do tamanho de uma pulga para pulares da sua sobrancelha para o seu ouvido, para veres e ouvires melhor e dançares no cabo dos seus pincéis, enquanto ele mistura as cores na paleta...ou molda o barro...Mas se quiseres, podes escolher andar por lá como uma borboleta pequenina, para te tingires de todas as cores, sem nada te sujar.
Entra e observa...Vê o pombo à espera que o desenhes e fotografes. Olha aquele menino que leva pela mão o cavalo, e o cão que faz companhia àquele outro que parece muito só e ambos, vestidos de azul, se acompanham! De vez em quando, Picasso põe-te no chão ou saltas tu e, no teu tamanho normal, agarras os instrumentos que vão tocar no espectáculo. Que sons! Espera!
Entra no corredor dos medos, ouve as bombas, os gritos, o rouco dos aviões e por fim, o chilreio dos pássaros ou o arrulhar das pombas que trazem a PAZ.
Agora entra no circo e veste-te de bailarina, arlequim, pintor poeta, macaco ou pombo e faz de conta que estás no palco! Ah! Vês os teus amigos a olhar para a personagem que escolheste. Estalam os aplausos, os risos, a FESTA!
Terminada a viagem podes fazer nascer no papel, no barro, nas cartolinas, tudo o que quiseres. E volta, volta sempre, e traz os teus amigos para conhecer, num grande abraço, Picasso".
Adaptação do texto de Ana Franco
Centro de Arte Infantil-Fundação Calouste Gulbenkian
Este era um dos textos que convidava os meninos a percorrer os cenários ali descritos,que existiam de verdade, construídos em papel, cartão e tintas, com apoio audio-visual, nas salas da Ludoteca "Casa do Lago". E onde os técnicos, animadores, educadores conduziam as crianças na descoberta da Arte, de um modo tão natural como se de respirar se tratasse! É de gente desta que as nossas escolas precisam - para eles um grande abraço...também a Picasso.
Que pelo amor com que sempre preparou as actividades para as crianças, merece que esta saia do mofo dos dossiers e seja trazida para aqui, para que muitos e muitas a ela possam ter acesso.
"Sabes que Picasso dizia que a pintura não foi feita para decorar salões! Estamos de acordo e acrescentamos que nem foi feita para estar fechada nos museus, nem só para alguns...Por isso trouxemos a Arte para o Jardim e convidamos-te a fazer, como Picasso, umas "Picassagens".
Como não podias viajar por todo o mundo, a "Casa do Lago" mandou vir fotografias de Espanha, Paris, América, Rússia, para tu veres algumas das suas obras.
É como se Picasso, com as suas mãos fortes e rápidas, te levasse pela mão ou às cavalitas ao seu atelier e te tornasses, de repente, do tamanho de uma pulga para pulares da sua sobrancelha para o seu ouvido, para veres e ouvires melhor e dançares no cabo dos seus pincéis, enquanto ele mistura as cores na paleta...ou molda o barro...Mas se quiseres, podes escolher andar por lá como uma borboleta pequenina, para te tingires de todas as cores, sem nada te sujar.
Entra e observa...Vê o pombo à espera que o desenhes e fotografes. Olha aquele menino que leva pela mão o cavalo, e o cão que faz companhia àquele outro que parece muito só e ambos, vestidos de azul, se acompanham! De vez em quando, Picasso põe-te no chão ou saltas tu e, no teu tamanho normal, agarras os instrumentos que vão tocar no espectáculo. Que sons! Espera!
Entra no corredor dos medos, ouve as bombas, os gritos, o rouco dos aviões e por fim, o chilreio dos pássaros ou o arrulhar das pombas que trazem a PAZ.
Agora entra no circo e veste-te de bailarina, arlequim, pintor poeta, macaco ou pombo e faz de conta que estás no palco! Ah! Vês os teus amigos a olhar para a personagem que escolheste. Estalam os aplausos, os risos, a FESTA!
Terminada a viagem podes fazer nascer no papel, no barro, nas cartolinas, tudo o que quiseres. E volta, volta sempre, e traz os teus amigos para conhecer, num grande abraço, Picasso".
Adaptação do texto de Ana Franco
Centro de Arte Infantil-Fundação Calouste Gulbenkian
Este era um dos textos que convidava os meninos a percorrer os cenários ali descritos,que existiam de verdade, construídos em papel, cartão e tintas, com apoio audio-visual, nas salas da Ludoteca "Casa do Lago". E onde os técnicos, animadores, educadores conduziam as crianças na descoberta da Arte, de um modo tão natural como se de respirar se tratasse! É de gente desta que as nossas escolas precisam - para eles um grande abraço...também a Picasso.
Sem comentários:
Enviar um comentário