do post abaixo e de ter usado as palavras já escritas por alguém (neste caso a maria ) para exprimir um estado de espírito que me assentava como uma luva na altura, aliás, referindo expressamente de quem era o texto e pedindo licença, vou uns posts mais abaixo e reparo que a lénia me diz que eu copiei uma birra da Catarina e que não lhe parece bem.
Mas usar as palavras escritas por alguém antes de nós não é o que fazemos, todos os que gostamos de livros e de autores, sempre que escrevemos uma citação de uma obra de que gostámos muito? Ou quando postamos um poema que nos toca mais que outros? Parece-me idêntico se citamos excertos de posts, a única diferença é não estarem em papel ou livro, e apenas significa o apreço que tivémos por aquele texto em particular e o desejo de o ter "à mão".
No caso da "birra" acho que elas não se copiam, as pessoas é que podem senti-las da mesma forma, por serem muito parecidas (ao ponto de se dizerem irmãs-gémeas, lembras-te?).
E, por fim, tal como disse à lénia no comentário lá de baixo, não adianta pensarmos que escrevemos algo de novo, absolutamente original e criativo - pura ilusão, tudo já foi dito antes de nós o dizermos, basta procurar bem. A única coisa que podemos fazer, é dizer o mesmo mas de uma forma mais parecida connosco.
Mas usar as palavras escritas por alguém antes de nós não é o que fazemos, todos os que gostamos de livros e de autores, sempre que escrevemos uma citação de uma obra de que gostámos muito? Ou quando postamos um poema que nos toca mais que outros? Parece-me idêntico se citamos excertos de posts, a única diferença é não estarem em papel ou livro, e apenas significa o apreço que tivémos por aquele texto em particular e o desejo de o ter "à mão".
No caso da "birra" acho que elas não se copiam, as pessoas é que podem senti-las da mesma forma, por serem muito parecidas (ao ponto de se dizerem irmãs-gémeas, lembras-te?).
E, por fim, tal como disse à lénia no comentário lá de baixo, não adianta pensarmos que escrevemos algo de novo, absolutamente original e criativo - pura ilusão, tudo já foi dito antes de nós o dizermos, basta procurar bem. A única coisa que podemos fazer, é dizer o mesmo mas de uma forma mais parecida connosco.
Sem comentários:
Enviar um comentário