2.4.04

Igualdades...

Temos direito a ser iguais
Quando a diferença nos inferioriza
É imperativo sermos diferentes
Quando a igualdade nos descaracteriza

Boaventura de Sousa Santos

A propósito de um colóquio promovido hoje, por uma associação de deficientes em conjunto com uma delegação de um sindicato da Fenprof. O tema era o ante-projecto de decreto-lei para a Educação Especial a par da futura Lei de Bases "da Educação" como o querido Ministro lhe chama.
As conclusões?
Por estes gajos, a escola vai voltar a ser de elites, mantém-se no sistema quem consegue e tem dinheiro, os outros vão à vida (os míudos com necessidades educativas especiais, vulgo, algum grau de deficiência, podem entrar no mercado de trabalho mais cedo! que todos os outros), privatiza-se o mais que se puder, transfere-se o ensino pré-escolar para a tutela da Segurança Social, diminuindo cada vez mais o sistema público em prol do particular e cooperativo, deixando o ME de ser responsável por este nível de ensino. Os alunos com deficiência é que têm que se deslocar a uma escola que "lhes ofereça as condições" de ter um ensino especializado e não são as escolas que devem ser apetrechadas de recursos humanos e técnicos, que permitam acolher todos os que estejam em idade escolar. Os iguais e os diferentes. A escola, ao invés de inclusiva, torna-se selectiva.
Cereja em cima do bolo: tudo isto gerido por gestores, nomeados pela tutela.
Não há ninguém que ponha cobro a isto!?

Sem comentários: