18.4.04

Porque isto de escrever

dá uma grande trabalheira e a idade já não vai permitindo que a imaginação e criatividade floresçam como nenúfares num lago de águas calmas, aqui vai um enlatado fresquinho, embalado hoje mesmo, num newsgroup aqui próximo e que pretendeu explicar os estranhos acontecimentos que, desde há algum tempo, vinham sucedendo naquele espaço de pluralidade e liberdade.

Então é assim:

Quando m'alevantei do chão, daquela terra de pecado, descobri que várias
fendas rasgavam a pedra e transformaram-na numa jangada à deriva pelo mar.

Ainda pensei levantar um convento mas o padre Bartolomeu achou melhor
construir uma passarola, que assim sempre podíamos voar dali para fora.
Depois de procurar os nomes, nos arquivos empoeirados da conservatória, uma
cegueira branca atacou-me e a todos os que me acompanhavam, com excepção de
uma.

De qualquer das formas não interessava muito, estando todos nós numa
caverna, mesmo que víssemos, não veríamos, tal como os cegos. O único
problema seria tropeçar e partirmos os bonecos de barro que, aos milhares,
todos os dias saiam da olaria do Cipriano Algor, em direcção ao Centro.

Foi então que o Ricardo Reis, antes de morrer, teve uma idéia. Com Fernando
Pessoa sentado aos pés da cama, disse a todos que o culpado era Jesus Cristo
que se enganara ao escrever o Evangelho e ainda por cima dormiu com Maria de
Magdala.

Aí intervíu o Presidente da Câmara Municipal, eleito do pê dê dê, apelando à
lucidez de todos os presentes. O que era necessário, era organizar uma
votação, sentir o exercício da democracia, desde que não votando em branco,
para que se tomasse a decisão certa, escolhida pela maioria.

Mas o principal, a prioridade naquele momento, era que todos os cães lá
fora, parassem de uivar.

E foi isto que aconteceu.
~~Mar~~

Post scriptum: Atenção, que estes foram os principais acontecimentos, aqui relatados
sucintamente.
Não haveria tempo nem espaço, para duplicar todos os cadernos de Lanzarote
ou ensinar aqui Pintura e Caligrafia.
Para mais esclarecimentos, dirijam-se à biblioteca mais próxima.

pt.conversa
18 de Abril de 2004



Dedicado a todos os apreciadores de Saramago. ;-)))

Sem comentários: