Tenho um peixinho dourado inteligente!
Já sei que vós, cépticos do caraças, estarão de antemão a torcer o nariz a esta minha afirmação semi-entusiástica-siderada, mas é verdade.
O peixe está num aquário. Facto. E, de vez em quando, esqueço-me, por um dia (vá lá, tá bem, ás vezes dois...), de o alimentar com aquela mistela malcheirosa que vendem para garantir a saúde do animal, que consiste em flocos multicolores compostos sei lá de quê, mas que também não interessa agora para o caso.
Ora o certo é que o bicho, que normalmente tem um comportamento típico de peixe (ou seja, obtuso), com aquele olhar parado (com que costumamos apelidar aqueles nossos conhecidos com que não simpatizamos muito..."de peixe mal-morto"...mas adiante), nadando em círculos lentamente, fazendo um esforço mínimo com a cauda (os peixes têm cauda??) para o efeito,(uns calões é o que são, ainda por cima!), abrindo e fechando a boca...onde é que eu ia? Ah! dizia eu que, nesses dias, em que a fominha aperta, o animal dá nítidamente sinais de querer comunicar!
Ora isto, vindo de um peixe é uma coisa espantosa!
Estava eu há pouco, descansadamente, a estender roupa, quando aconteceu, de novo, o fenómeno.
Ouço um "plonk" ali ao lado, vindo do aquário, e vejo o Douradinho (que querem, não houve imaginação para mais...), a acabar de mergulhar, depois de uma pirueta perfeita, digna de um golfinho no Zoomarine. .
Depois, coloca-se de frente, nariz colado ao vidro a olhar-me! com aqueles olhos parados muito abertos, a abrir e fechar a boca a um ritmo muito mais rápido que o normal, abanando a cauda como quem espera algo.
É isto normal?
Se houver por aí um perito em peixes a ler estes textos, por favor que me diga se tenho entre mãos um fenómeno digno de Guiness Book, ou assim. É que umas coroas a mais vinham dar um jeitão...
Bem, ao menos tem o efeito pretendido: vendo-o naqueles preparos, finalmente lembro-me de lhe dar comida.
Já sei que vós, cépticos do caraças, estarão de antemão a torcer o nariz a esta minha afirmação semi-entusiástica-siderada, mas é verdade.
O peixe está num aquário. Facto. E, de vez em quando, esqueço-me, por um dia (vá lá, tá bem, ás vezes dois...), de o alimentar com aquela mistela malcheirosa que vendem para garantir a saúde do animal, que consiste em flocos multicolores compostos sei lá de quê, mas que também não interessa agora para o caso.
Ora o certo é que o bicho, que normalmente tem um comportamento típico de peixe (ou seja, obtuso), com aquele olhar parado (com que costumamos apelidar aqueles nossos conhecidos com que não simpatizamos muito..."de peixe mal-morto"...mas adiante), nadando em círculos lentamente, fazendo um esforço mínimo com a cauda (os peixes têm cauda??) para o efeito,(uns calões é o que são, ainda por cima!), abrindo e fechando a boca...onde é que eu ia? Ah! dizia eu que, nesses dias, em que a fominha aperta, o animal dá nítidamente sinais de querer comunicar!
Ora isto, vindo de um peixe é uma coisa espantosa!
Estava eu há pouco, descansadamente, a estender roupa, quando aconteceu, de novo, o fenómeno.
Ouço um "plonk" ali ao lado, vindo do aquário, e vejo o Douradinho (que querem, não houve imaginação para mais...), a acabar de mergulhar, depois de uma pirueta perfeita, digna de um golfinho no Zoomarine. .
Depois, coloca-se de frente, nariz colado ao vidro a olhar-me! com aqueles olhos parados muito abertos, a abrir e fechar a boca a um ritmo muito mais rápido que o normal, abanando a cauda como quem espera algo.
É isto normal?
Se houver por aí um perito em peixes a ler estes textos, por favor que me diga se tenho entre mãos um fenómeno digno de Guiness Book, ou assim. É que umas coroas a mais vinham dar um jeitão...
Bem, ao menos tem o efeito pretendido: vendo-o naqueles preparos, finalmente lembro-me de lhe dar comida.
Sem comentários:
Enviar um comentário